A energia solar é um excelente exemplo da crescente acessibilidade da energia renovável nos anos 2010, e o futuro? Na mudança para uma nova década, e no mercado da energia solar mundial urge uma mudança radical, sendo que o foco deixa de ser a redução de gastos, e passa a ser a redução do custo energético dos projetos. Painéis solares de alta potência de saída e baixas taxas de degradação são essenciais para se alcançar tal objetivo!
A chave para que os custos da energia solar fotovoltaica continuem a baixar os preços é a inovação tecnológica. As atuais células solares e painéis solares aumentam a potência de saída do painel sem aumentar proporcionalmente os custos de fabrico, o que resulta num menor custo do painel solar em euros por watt e uma poupança no equilíbrio do sistema.
Células grandes permitem que os painéis tenham mais espaço para as reações foto eletrônicas, o que aumenta a capacidade de gerar eletricidade por painel e reduz o uso de cabos, caixas de ligações e outros componentes do balanço do sistema. Na última década, houve uma grande melhoria na qualidade dos painéis solares, bem como na sua eficiência energética.
Por fim, e não menos importante, cada vez mais fabricantes de painéis solares oferecem garantias de 30 anos, o que deixa a vida útil das quintas de energia solar ao nível das centrais de ciclo combinado a gás natural. A geração de eletricidade adicional perto do fim de vida útil de um projeto solar também permitirá reduzir o custo de eletricidade por fonte de produção e aumentaria a competitividade do mercado.